sexta-feira, 25 de abril de 2014

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo


Em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar. Reivindicavam melhores condições de trabalho e redução das horas trabalhadas (de 13 para 8 horas diárias). Paralisação deu início a primeira greve geral da história, com manifestações, passeatas e discursos promovidos em praça pública por trabalhadores da cidade de Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos, naquela época. Em 1889, data foi escolhida pelo Congresso Socialista realizado em Paris para homenagear a todos os mortos em conflitos com a polícia, feridos e injustiçados que foram presos e condenados à morte, apenas por exigir uma vida mais digna e melhores condições de trabalho, surgiu então o Dia Mundial do Trabalho. 

Passado os anos de repressão, muitos trabalhadores aproveitam o feriado para relaxar e esquecer os problemas do cotidiano. Por este motivo, o Parador cuidou de todos os detalhes e a programação está imperdível.




Nenhum comentário: